Sobre O Plano Perfeito



Dica (in) útil de filme para hoje (ou qualquer outro dia)

O PLANO PERFEITO (inside man). 2006


Na linha de filmes estilo ação-policial-roubo, Um Dia de Cão, dos anos 70, mostrou ser um padrão a ser seguido nas décadas seguintes nos cines. Não são todas as fitas do gênero que conseguem chegar perto da qualidade do exemplo citado (acho pouco provável que algum o supere nesse quesito). O Plano Perfeito não só é um visível e interessante exemplar do gênero como também um dos poucos cujo roteiro aproveita muito bem de certas características do já clássico policial setentista.

Toda a trama se passa praticamente dentro de uma conhecida e antiga agencia bancaria localizada na ilha de Manhattam, em Nova York. Nenhum dos seguranças do lugar imaginariam que 4 ladrões disfarçados de pintores iriam iniciar um grande assalto, fazendo dezenas de funcionários e clientes como reféns. Para resolver o caso é chamado o detetive Frazier (Denzel Washington, em mais uma colaboração com o diretor) e seu assistente Mitchell (Chiwetel Ejiofor, de KINKY BOOTS) – esses tentarão manter contato com o líder dos “pintores”, Dalton Russell (Clive Owen, de CLOSER). Com o impasse entre Dalton e Frazier se alongando mais que o necessário (para confundir os policiais, o grupo de ladrões obriga a todos os reféns colocarem a mesma roupa que a deles), o responsável principal pelo banco contrata uma misteriosa intermediaria(Jodie Foster) para tentar resolver o assunto, já que a policia parece não conseguir faze-lo.


Como não poderia deixar de faltar, o diretor Spike Lee (anteriormente ele realizou o excelente A ULTIMA NOITE, com Edward Norton) insere diversos coadjuvantes de diferentes etnias para expor – dessa vez não foi tanto – a conturbada relação interpessoal entre culturas (reparem na cena da confusão que a policia faz com um Islâmico). O melhor exemplo esta nas reais intenções do antagonista da trama, um homem vindo do leste europeu com uma pendência antiga a saldar. Assim ele diz no inicio do filme: “por que vou fazer isso? E simples: porque eu posso”.

Mais que recomendável (ou não!).


(Inside Man, EUA, 2006)

Gênero: açao/policial/suspense
Duração: 129 min.

Diretor(es): Spike Lee

com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Christopher Plummer (1), Willem Dafoe, Chiwetel Ejiofor, Carlos Andrés Gómez, Kim Director, James Ransone, Bernard Rachelle¹, Peter Gerety, Victor Colicchio, Cassandra Freeman, Peter Frechette, Gerry Vichi









trailer de cinema:



nota para o filme: 8.0


feito por Jeniss Alves Walker




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...