vencedores e indicados, 200 filmes, 2 musicas e dois filmes

Varzea Grande, 28 de junho de 2008. 02:00pm


...MAIS UM POST INUTIL...



Normalmente faço meus posts pela madrugada. Porem ontem decidi não escrever por aqui porque estava pesquisando novos links de downloads de filmes. Ainda há de chegar o dia que eu conseguirei achar todos os vencedores e indicados ao oscar em vários blogs, já que em um único acho muito, mas muito improvável. Encontrei um novo site disponibilizando grandes filmes de décadas passadas. Já testei alguns links e por enquanto tudo esta ok.


Preciso encontrar um antigo caderno sobre anotações de filmes que vi. Lembro que 2006 foi o ultimo ano que assisti mais de 200 filmes (ano passado mal cheguei a 100!). decidi que a partir de hoje ficarei um dia do fim de semana sem postar por aqui (deveria ter feito isso antes). hoje tem rock n roll aqui na cidade onde moro – e por um preço bem chamativo. Volto na segunda-feira para comentar isso e outras coisas com vocês. por enquanto e isso. Tenham todos um excelente fim-de-semana, que Deus os proteja e até mais.


Escutando enquanto escrevo: “espumas ao vento” – FAGNER; “vinte e nove” da histórica banda LEGIAO URBANA





DICA DE FILME PARA HOJE (OU QUALQUER OUTRO DIA)


VOO UNITED 93(united 93)
AS TORRES GEMEAS(world trade center)


Cinco anos depois dos multiplos atentados terroristas ocorridos em vários pontos dferentes dos EUA dizimando milhares de pessoas, os cineastas Paul Greengrass (O ULTIMATO BOURNE) e Oliver Stone (ALEXANDRE), famosos por terem nno currículo excelentes filmes de caráter polemico, narraram duas historias sobre o fatídico 11-09-2001.


O roteiro de VOO UNITED 93 é baseado nas ultimas ligações telefônicas feitas pelos tripulantes que estavam no avião da companhia united airlines, que ia para São Francisco e foi seqüestrado em pleno vôo por aproximadamente 4 jovens muçulmanos. Desesperados, alguns reféns secretamente começam a ligar para suas famílias como se essa fosse uma ultima conversa. Porem, alguns outros passageiros mais calmos, percebem que podem tomar o controle da aeronave novamente já que são a maioria, mesmo desarmados.

O que dá para notar logo de inicio é que o filme UNITED 93 tem um aspecto de documentário. Filmando toda a ação sempre com câmera na mão, Greengrass consegue entregar uma obra cuja angustia crescente nem nos faz lembrar do que de fato aconteceu no fim – sem querer chega determinado momento que você passa a torcer inutilmente para que os passageiros consigam de fato, sair daquela terrível situação. Esse espírito de heroísmo trágico por parte de alguns personagens é a força motivadora do filme, itens itens inseridos no roteiro que creditam a obra uma assustadora verossimilhança. Uma das grandes realizações cnematograficas de 2006, VOO UNITED 93 foi na época, indicado para vários prêmios da academia, incluindo melhor diretor (revelado internacionalmente com o excelente DOMINGO SANGRENTO, em 2002)






varias pessoas ligadas ao cinema (fãs e críticos) se entusiasmaram com a noticia que o renoado e oscrizado Oliver Stone (melhor diretor,1986 por PLATOON; melhor diretor em 1989 por NASCIDO EM 04 DE JULHO) iria dirigir um filme sobre o atentado as torres gêmeas, em Nova York. Particularmente imaginei que, assim como JFK a fita viria carregada de polemicas. No fim das contas, AS TORRES GEMEAS teve um efeito mais leve que o “concorrente” similar do mesmo ano. Talvez tenha sido opção do diretor, adaptar os fatos de uma maneira mais fiel.

Toda a ação de AS TORRES GEMEAS é contada sob o ponto de vista de dois policiais, John McLoughlin (Nicolas Cage e seu bigodinho) e Will Jimeno (Michael Pena, humilde Chaveiro de CRASH – NO LIMITE). Ambs são enviados ao local do acidentes minutos depois da colisão de um avião com um dos prédios (!) e junto com os bombeiros (e outros policiais voluntários) os dois entram dentro do edifico semi-destruido a procura de feridos, ao mesmo tempo em que pedem aos outros que não estiverem nas equipes de salvamento para que evacuem o lugar o quanto antes. porem, sem saberem, a torre onde estão desmorona completamente (uma das melhores cenas do longa). Por sorte, John e Will sobrevivem mas, estão presos debaxo de quilos e quilos de concreto; muito machucados e sabendo que se adormecerem provavelmente não mais acordarão um tenta manter o outro “aceso” na base da conversa fiada e das lembranças familiares. Enquanto isso, suas respectivas esposas se desesperam ao saber da noticia que os maridos estavam no exato local do acidentes.


Apesar de ser uma fita completamente diferente do estilo anárquico que marcou a carreira do diretor Stone, é inegalve sua eximia habilidade em especial, nas cenas mais emergentes, mostrando controle total sobre sues colaboradores técnicos(o lugar onde os protagonistas ficam presos é claustrofobicamente apavorante. É visível também o respeito que o roteiro mantem sobre os reias fatos em relação aos personagems reias que a trama inspirou-se. Tirando algumas liberdades artísticas duvidosas (o policial que enxerga Cristo lhe trazendo um pouco de água, ou o fuzileiro naval divinamente inspirado – literalmente ) é sempre bem vinda a atitude de um cineasta do calibre que Oliver Stone tem, de contar um fato tragico de maneira Sensível. Pode ser essa a razão de AS TORRES GEMEAS ter sido mais feliz nas bilheterias que UNITED 93, mesmo o 1° citado ser de qualidade inferior.


Já que os dois principais filmes sobre o 11-09 estao disponíveis em dvd, aproveite para assisti-los juntos em um fim-de-semana qualquer (ou não!)


*************************************************************************************

Vôo United 93
(United 93, França, Inglaterra, EUA, 2006)

Gênero: Drama
Duração: 111 min.

Diretor(es): Paul Greengrass

Elenco: Christian Clemenson, Trish Gates, David Alan Basche, Cheyenne Jackson, Opal Alladin, Starla Benford, J.J. Johnson (2), Nancy McDoniel, Polly Adams, Richard Bekins, Susan Blommaert, Ray Charleson, Gary Commock, Liza Colón-Zayas, Lorna Dallas

*************************************************************************************
As Torres Gêmeas
(World Trade Center, EUA, 2006)

Gênero: Drama
Duração: 129 min.

Distribuidora(s): UIP, Paramount Pictures do Brasil

diretor:

Oliver Stone

Nicolas Cage , Michael Pena, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello, Nick Damici, Frank Whaley, Jon Bernthal, Morgan Flynn, Jay Hernandez, Armando Riesco, Alexa Gerasimovich, Brad William Henke
*************************************************************************************

trailer final AS TORRES GEMEAS:


trailer final VOO UNITED 93:




nota para VOO UNITED 93: 9.0

nota para AS TORRES GEMEAS: 7.5



feito por Jeniss Alves Walker


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...