Ensino para Vida ou Ensino Mecânico

==>Estava conversando com alguns estudantes universitários e posteriormente com estudantes do ensino fundamental sobre a escolha da profissão a ser seguida pelo restante da vida. Uma verdade dita por todos foi a falta de informação sobre as profissões existentes, tipos de mercado de trabalho e as consequências dessa escolha sem informação.
==>Pois é! Hoje em dia, o nosso ensino médio apresenta apenas disciplinas tidas como mecânicas, ou seja, matemática, química, física, biologia, entre outras quando na verdade não ensinam nada sobre a realidade da sociedade, modos de comportamento, muito menos dando noções do mundo que os espera lá fora. Vocês acham isso um erro assim como eu?
==>Essa é uma realidade mesmo. Os jovens saem do ensino médio sem informações das profissões existentes, suas atuações, enfim, uma noção de mundo para quem quer cursar uma universidade. Hoje, o número de estudantes que trocam de curso nas instituições acadêmicas é muito grande. Ainda existem aqueles que trocam mais de uma vez de curso. Segundo eles, o curso não era o que eles pensavam ou queriam fazer ou mesmo não se identificaram com o perfil.
==>Ao invés de ter disciplinas como filosofia ou mesmo socilogia no ensino médio, essas duas poderiam ser revistas para quem sabe uma outra disciplina entrar abordando o mundo e suas profissões e características, como uma disciplina vocacional. O que vocês acham? Claro que há quem diga que é muito cedo para os estudantes terem esse tipo de informações. Mas se é muito cedo para eles terem essas informações, não seria muito cedo para eles escolherem uma profissão? Acredito que sim para as duas respostas, mas se quisermos profissionais habilitados, informação deve ser um item que não poderá faltar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...