Cuidado com suas Informações

---- Você é uma pessoa cuidadosa em sua vida? Você cuida dos detalhes mais pequenos do seu dia a dia? Você ao menos conhece a tecnologia da informação? Você sabe manter informações sigilosas da sua vida, da sua empresa, das pessoas que confiam em você? Você sabia que um comentário inocente pode colocar tudo a perder? Então leia essa postagem que aborda as informações que temos em nosso dia que são importantes e que caindo nas mãos erradas, uma séria complicação se arma.
---- Pois bem! Alguns dias eu fui a uma palestra que me surpreendeu. Não estava esperando muita coisa dela, mas tudo o que tive foi uma perspectiva nova sobre as muitas informações que temos em nossos dias e que não damos a importância devida. Algumas delas nem ao menos damos bola, porém outras importantes demais são comentadas livremente para quem quer escutar.
---- Definindo a Tecnologia da Informação (TI), sua base é a aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação, introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados a obras armazenadas. Isso ainda reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial. Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos. A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso à grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.
---- Sendo assim, quem nunca sai do trabalho com uma perspectiva grande nas mãos, chegando até a contar para o cara do sorvete? Um vendedor que sem saber do perigo, pode estar sentado em uma fila de banco contando seus trunfos para arranjar um cliente ou mesmo garantir aquela venda polpuda sem saber que sei maior concorrente está escutando toda conversa atrás dele. Uma pessoa responsável pelo financeiro estar fazendo suas compras ao telefone, comentando na inocência que o dia em que a empresa mais tem fluxo de dinheiro é no dia 10. Se um espertinho estiver passando, escutar isso, ele pode muito bem te seguir, saber onde você trabalha e armar um roubo daqueles. Entenderam o ponto?
---- É preciso ter muito cuidado com as informações do nosso dia. Se quisermos dar chance ao azar, basta falar algo importante, mesmo na inocência, para algo acontecer futuramente. Isso até mesmo ocorre em páginas de relacionamentos onde as pessoas postam o nome da rua, bairro, local de estudo, onde trabalham, enfim, informações que se caem na mão errada ou mesmo nas mãos de um aproveitador, aquela ligação de seqüestro poderá ficar extremamente convincente. Cuidado com o que você diz, aonde você diz e para quem você diz. Evitar dores de cabeças futuras depende de nós!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...