Um erro histórico no filme 300, de Zack Snyder

Após fazer algumas leituras sobre a pólis Esparta (atual Grécia) e revendo o filme 300 (2006), percebi um erro (ou seria uma liberdade artística, já que é muito comum) acerca do filme de Zack Snyder, baseado em uma graphic novel de Frank Miller.. Em um trecho, os 300 espartanos, liderados pelo rei Leônidas (Gerald Butler) se encontram com alguns Periecos as vésperas da Batalha das Termópilas (Guerras Médicas, 480 a.C). Vejam o encontro no clipe abaixo:


Versão em inglês aqui


Segundo o texto Economia e Sociedade na Grécia Antiga, o historiador Moses Finley afirma que os Periecos (ou perioikoi) eram recrutados pelos espartanos quando surgia alguma guerra. Os Periecos eram descendentes dos antigos habitantes da península do Peloponeso, e que foram subjugados pelos invasores Dórios. Para que o agoge (educação espartana) funcionasse as mil maravilhas (traduzindo: os espartanos não tinham outra obrigação senão serem educados para a guerra), os Periecos, apesar de não serem escravos, tinham de fazer todas as outras tarefas da pólis (comércio, artesanato e afins – fato mostrado no diálogo). Os espartanos diziam serem descendentes desses povos invasores – daí o caráter militarista e marcial deles. Ou seja, é bem difícil levar em consideração o papo de os periecos mostrados no filme terem sido voluntários de “boa vontade” dos 300 espartanos.

Contudo, ainda que não fique claro no filme quem eram os acompanhantes de batalha dos espartanos, de fato, os líderes do Peloponeso receberam auxílio, além dos periecos (estrangeiros), os tebanos. Como forma de dar sentido aos escritos de Heródoto, os soldados de Tebas logo desertariam da batalha. Anos depois, os tebanos, aproveitando da fragilidade da pólis Esparta, logo após a Guerra do Peloponeso, subjugariam essa área da Grécia (só perderiam força com a invasão macedônica, em 338 a.C).


Leia mais sobre Moses Finley aqui.
Leia mais sobre as Guerras Médicas aqui.
Leia aqui outras diferenças entre a adaptação de Frank Miller / Zack Snyder e os escritos de Heródoto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...